top of page
Buscar
  • Foto do escritorMIGC

Curitiba é palco de Comunicação Anual histórica do MIGC

A Abertura da Comunicação Anual do Mui Ilustre Grande Conselho de Mestres Reais e Seletos para a República Federativa do Brasil, um evento de destaque da Maçonaria Críptica, foi um momento verdadeiramente especial. A presença de autoridades renomadas e a realização de cerimônias significativas marcaram os três dias de encontro.

O Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, Ir. Cristian Flores, e o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir. Gelson Menegatti Filho, iluminaram o evento com suas presenças. Além disso, autoridades internacionais, como MPC David Grindle, RPC Brian Ragain, RPC Tom Taylor e RPC Sean Gardiner, acrescentaram prestígio ao encontro.


O Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná e Presidente da Confederação Maçônica do Brasil, Sereníssimo Irmão Cristian Flores deu as boas vindas a todos os Maçons Crípticos e destacou a importância da parceria entre o MIGC e o Grande Oriente do Paraná, cujos frutos resultam da realização da Comunicação Anual em Curitiba-PR.


O destaque da abertura foi a entrada das bandeiras, uma cerimônia conduzida pela Associação Paramaçônica Juvenil, do Grande Oriente do Brasil-PR, demonstrando a importância das tradições maçônicas.




Todas as Cerimônias dos Graus foram conduzidas pelos companheiros do Conselho Divina Aliança, os quais demonstraram excelente proficiência com a execução dos Rituais.


Na primeira noite, a família críptica pode desfrutar e participar pela primeira vez, do Fun Degree "Ordem Real de Zanzibar," o qual proporcionou descontração e interação entre todos os presentes, graças a brilhante condução do Ilustríssimo Grão-Mestre Rafael Soneghet.


Já no Segundo dia de evento, os assuntos administrativos estiveram em foco, com a apresentação e aprovação do orçamento 2024, candidaturas, eleição da nova diretoria e propositura e aprovação de honrarias.


Durante o evento, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir. Gelson Menegatti, foi agraciado com uma das mais distintas honrarias do General Grand Council of Cryptic Masons, International, a "Knight Commander of Grand Cross", tornando-se o 4º no mundo a possuir essa importante distinção.


Foram eleitos os Companheiros:

  • Ilustríssimo Grão-Mestre: Rodrigo Ribeiro Verão

  • Grão-Mestre Adjunto: Rodrigo de Oliveira Menezes

  • Grande Principal Condutor da Obra: Gil Alessandro Zwir

  • Grande Secretário: Edson Cardoso Ribeiro Junior

  • Grande Tesoureiro: Luis Fernando Saueia Marques

  • Grandes Administradores: Jorge Augusto G. Pona e Jurandyr Pereira Marcondes Junior.


O ponto alto e o evento mais esperado foi a entrega da Carta Constitutiva definitiva pelo General Grand Council of Cryptic Masons, International, cuja entrega coube ao RPC Roberto Sean Gardiner, representante do Grão-Mestre Geral ao Ilustríssimo Grão-Mestre Rafael Poggio Soneghet.


Ainda durante o segundo dia, os Companheiros Rodrigo Verão e Rodrigo Menezes receberam a Ordem da Câmara Secreta (Order of Secret Vault), uma honraria concedida pelo General Grand Council, International, em reconhecimento aos serviços distintos prestados à Maçonaria críptica. Os Grão-Mestres Gelson Menegatti e Cristian Flores também foram homenageados e constituídos como "Knight Comander of Grand Cross" honraria distinta do General Grand Council of Cryptic Masons, International.


O Mui Poderoso Companheiro Sean Gardiner, representante do Poderosíssimo Companheiro Bill Snyder, Grão-Mestre Geral do General Grand Council of Cryptic Masons, International, disse que a Comunicação Anual foi sucesso, agradecendo pela recepção e parabenizou os Companheiros pela conquista da Carta Constitutiva Definitiva como o único Grande Conselho Regular da Maçonaria Críptica do Brasil, se comprometendo e colocando o GGCI à disposição para assistência e apoio contínuos ao Mui Ilustre Grande Conselho. Em sua fala, ele também incluiu votos de sucesso para o futuro e agradecimentos pela generosidade e amizade demonstradas pelos Companheiros do Brasil.


Durante sua alocução, o Ilustríssimo Grão-Mestre Rafael Soneghet fez questão de registrar o momento significativo na jornada da fraternidade críptica brasileira. Destacou a importância da tradição e da evolução para enfrentar os desafios do mundo moderno, além de enfatizar que os verdadeiros tesouros buscados pelos Maçons Crípticos são espirituais e não físicos. Também frisou a conquista da Carta Constitutiva definitiva do Mui Ilustre Grande Conselho de Mestres Reais e Seletos para a República Federativa do Brasil, que representa um marco importante na história da Maçonaria Críptica brasileira. Convidando todos à uma reflexão sobre os valores e princípios que fundamentam a fraternidade e uma celebração das conquistas alcançadas até o momento, confira a íntegra da Alocução clicando aqui.



Já o Ilustríssimo Grão-Mestre eleito, Companheiro Rodrigo R. Verão expressou sua gratidão a Deus e a todas as autoridades presentes pelo momento histórico. Ele prometeu servir com integridade e devoção, e destacou a importância da unidade e do comprometimento dos membros da Mui Ilustre Grande Conselho. A principal diretriz citada pelo novo Ilustríssimo Grão-Mestre é a de fortalecimento do Mui Ilustre Grande Conselho, promovendo a coesão e a excelência em cada iniciativa. Ele pretende manter um diálogo aberto com todos os membros, ouvindo suas ideias, preocupações e sugestões, e estabelecer uma linha direta com os Conselhos Jurisdicionados. Além disso, ele incentivará a instrução e a formação dos novos Companheiros, promovendo a educação maçônica e capacitando os membros a desempenhar papéis cada vez mais significativos na fraternidade e na sociedade. Confira íntegra do Discurso de Posse clicando aqui.


O final do segundo dia foi marcado pela demonstração do "Banquete de Belshazzar", outra novidade dessa Anual, cujos ensinamentos complementam o Grau de Super Excelente Mestre, para aqueles que testemunharam "o escrito na parede".


No terceiro dia, além da concessão do Grau de Mestre Seleto, mais uma novidade marcou a Comunicação Anual, "Cigar & Whiskey Degree", cujas inscrições se esgotaram em menos de duas horas após o início da Anual.


A Comunicação Anual encerrou com o Jantar de Gala no sábado, que promoveu a integração de toda a família da maçonaria críptica. O evento não apenas fortaleceu os laços entre os maçons crípticos, mas também demonstrou o compromisso contínuo com os valores da Maçonaria, evidenciando que a Ordem continua a ser uma força viva e ativa, enriquecendo a vida de seus membros e contribuindo para a sociedade de maneira significativa.


Confira algumas fotos do evento abaixo:



296 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page